Região do Dão

A Região Demarcada dos vinhos do Dão, estabelecida em 1908, ocupa, quase totalmente, a metade sul da província da Beira Alta, estendendo-se por uma área de 3760 Km2, dos quais cerca de 5% são ocupados pela vinha, com uma área de 20 000h. Esta região, onde as vinhas predominam entre as cotas de 400-500 m, indo no entanto até aos 800 m é conhecida como o Berço das castas Touriga Nacional e Encruzado.
No coração do dão

A LOCALIZAçÃO

Tradicionalmente a região está divida em três grandes zonas que dão origem a três tipos de vinho, embora de características análogas; Zona Central Norte: De relevo acidentado é influenciado pelo rio Dão, e engloba parcialmente os concelhos de Viseu e Tondela e na totalidade os concelhos de Nelas, Carregal do Sal, Mangualde e Penalva do Castelo. Zona Central Sul: De topografia plana ou com relevo menos acentuado e uniforme, é dominado pelo rio Mondego, e engloba os concelhos de Gouveia e Seia. Zona Periférica: Dominada pelas serras da Estrela , do Açor, da Lousã, do Buçaco, do Caramulo, da Nave da Lapa.
UMA REGIÃO SINGULAR

AS CASTAS

Para além das condições do clima, dos métodos de produção e do terroir, as caracteristicas dos vinhos do Dão estão fortemente ligadas às castas tradicionais da região.

A Adega de Silgueiros vinifica maioritariamente as castas tintas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen, Tinta Pinheira e Alfrocheiro Preto. Ao nivel das Castas brancas, as principais são Encruzado, Malvasia Fina, Bical e Cerceal Branco.

O CLIMA

Dadas as características orográficas da região, cercada por serras, é de esperar um grande variedade de microclima. Encontra-se rodeada a Poente pelos picos do Caramulo e do Buçaco e a Norte e Leste pelas imponentes serras da Nave e da Estrela que constituem uma barreira importante às massas húmidas do litoral e aos ventos agrestes continentais.

A região possui um clima que embora sendo temperado, é, no entanto, bastante frio e chuvoso no Inverno e, frequentemente, muito seco e quente no Verão. A combinação destes fatores contribui para um terroir unico dos Vinhos do Dão.

GEOLOGIA

A grande maioria das vinhas do Dão estão implantadas em terrenos de solos graníticos geralmente da fraca fertilidade e outra parte em solos e áreas xistosas mais a sul e a poente.

O granito porfiróide, também chamado dente de cavalo, é assim a marca da região onde estão implantadas cerca de 97% das vinhas.